top of page
Bem-vindos - Blog 4x5.png
_edited.png
HDPFLIX.png
WEDCRED - HDP II.jpg

Saiba o que esperar do vídeo do seu casamento

Atualizado: 6 de set. de 2022


Vídeos de casamento

FILMES DE CASAMENTO

Trailer | Duração | Linguagem | Qualidade das cenas | Briefing | Captura | Contratação | Tempo | Equipamento | Entrega | Orçamento


Mas afinal, o que mais importa para você e o que deve ou não esperar do seu vídeo de casamento? Já parou pra pensar nisso?

Existem muitas linguagens e tamanhos de edição, que se resume no material finalizado que você terá acesso. Temos uma frequência muito grande de algumas perguntas quando falamos sobre o Filme do casamento ou vídeo do casamento. Confira:

– Como vocês gostariam de receber o Filme do casamento?

– Qual a preferência do estilo de edição?

– Gostaria de um filme em resumo ou mais longo?

– Vocês preferem a privacidade ou optam por colecionar cada detalhe dos momentos?

– Como vocês são como casal? Descolados, aventureiros, românticos ou uma mistura de tudo isso?


Para ajudar vocês a pensar nessas questões, vamos dividir nossa experiência com os detalhes que envolvem o mundo dos Filmes de casamento.


Se vocês ainda não contrataram a equipe de vídeo do seu casamento, não deixe de ler esse artigo e assistir os vídeos que produzimos nesse mundo afora...

Bora?


*Diferentes formatos de Filmes de Casamento:

Há uma série de detalhes que irão te ajudar a entender melhor as diferenças básicas entre os formatos de filmes de casamento.

* Edição dos melhores momentos ou Trailer, teaser, short film etc...

A maioria das produtoras e profissionais especialistas em vídeos de casamentos, tem nos orçamentos, um trecho mais resumido do Filme do Casamento, normalmente com cenas dos melhores momentos com o intuito de causar uma vontade imensa dos espectadores assistirem o vídeo completo. Esse é o material que normalmente disponibilizamos também na internet (redes sociais), alguns dias após o casamento.


Vocês devem avaliar bem aspectos como os seguintes detalhes:


1. Duração do Filme


A duração do vídeo finalizado, varia muito de acordo a cada empresa, aqui na HDP Audiovisual por exemplo, disponibilizamos um short film no caso das contratações de Filmes acima de 20 minutos. Esse resumo varia entre 3 e 5 minutos. Achamos relevante também disponibilizar sempre um teaser, com duração de um minuto e formato mais apropriado para redes sociais. Esse é o preferido dos casais pelo simples fato de já terem acesso alguns dias após o casamento.


Nesse primeiro caso, apresentamos para vocês o teaser com tempo médio de 60 e 90 segundos.


Para identificar como o tempo interfere no seu gosto pelo filme, recomendo que tente perceber se o volume e a quantidade das informações estão equilibrados, para o seu gosto. Você vai perceber isso quando estiver tudo fluindo muito leve e assim entender o que seria ideal para sua escolha.


Perceba ao assistir o filme se vocês sentem falta de momentos importantes, ou acham que a história acabou se tornando digamos que cansativa. A grande sacada é perceber o equilíbrio na retenção de quem assiste e acabar sempre com o gostinho imenso de quero mais, sem deixar faltar nenhum momento importante no ponto de vista de vocês. Vale ressaltar que alguns exemplos possam ter sido produzidas de acordo ao andamento da festa, afinal a equipe de vídeo não interfere na cerimônia e isso pode dar a entender que existe uma falta, na maioria das vezes, é por conta mesmo do andamento da cerimônia.


Tá batendo o tédio? A duração está longa demais!

Acabou o Filme e você sente que assistiu muito pouco? Queria muito mais? Está curto.


Tenham ciência que a função do nosso trabalho não é registrar tudo, mas com técnica e um bom senso crítico, pensamos em mostrar os pontos essenciais para manter a atenção, emoção e contar uma história autêntica e envolvente. Dizemos aqui que o Filme do casamento é a maior herança do dia do casamento e o responsável por mostrar para as futuras gerações como a história delas começou. Pensem com carinho, porque é o meio que vocês poderão curtir as melhores memórias deste dia.


Alguns exemplos de filmes de casamento com diferentes tamanhos:

O Filme com menor duração, é o chamado Coleção Destaques. (Com duração média entre 7 e 10 minutos).

Com duração média de 15 minutos, é o que chamamos de Wedding Film PRO.

Está curtindo e gostaria de saber mais informações sobre nossos Filmes? Agende uma reunião online e gratuita clicando aqui para solicitar seu orçamento personalizado!


O Wedding Film VIP, recomendamos para os casais que prezam por colecionar em detalhes os momentos do casamento. (Duração média de 25 minutos).


[Consultoria Gratuita para o seu Wedding Film]

Quer ter nossa ajuda para desenhar um plano de ação personalizado para o Vídeo do seu casamento?

 

2. Cronologia da narrativa


A narrativa na criação de um Filme de Casamento, é linguagem, uma forma escolhida de comunicar a história, logo se torna uma questão de gosto (percepção estética). Tem os apaixonados pela cronologia desconstruída e aqui na HDP Audiovisual, pensamos e priorizamos muito esse formato de narrativa por seguirmos um conceito mais cinematográfico nas nossas criações, mas outros já não percebem sentido nas idas e voltas do tempo.


O que prefere? A edição seguida em sua ordem natural, ou as surpresas de uma edição que te faz viajar no tempo em um formato mais criativo da narrativa?


3. Qualidade das cenas do Filme de casamento


Quando vocês estiverem buscando referência ou inspiração de filmes de casamento, tentem perceber de forma mais intensa a qualidade estética da filmagem, como também a qualidade de conteúdo gerado, como as cenas foram possivelmente dirigidas, foquem também na iluminação, posicionamento de câmeras e a cor. Isso pode ser importante para vocês e é muito importante que vocês expliquem sobre seus gostos e prioridades com a nossa equipe.


Vale ressaltar que um Filme pode ter muito mais qualidade no sentido de obter uma narrativa mais eficiente e que comunique bem, e isso independe da qualidade estética audiovisual. A questão técnica entra como a cereja do bolo, que tem mais a ver com a luz certa no momento certo. Na pista de dança, precisamos de muita luz por exemplo, já nos votos, o ideal é a luz natural durante o dia, que pode ter uma cênica leve a gosto, e à noite luz principal day light tradicionalmente ou usar a criatividade a favor.

Portanto o Filme pode ser realista com luzes coloridas e sombras, ou promover aspecto e nitidez com luz artificial.


Em relação à gravação, vale perceber os movimentos de câmera, eles indicam a capacidade artística do filmmaker. E não pense que quem fizer mais movimento ganhará o prêmio, muito pelo contrário. Se faz necessário muito equilíbrio e sensatez. Um grande exemplo é que já fizemos filmes como pouquíssimos movimentos e são estes são considerados alguns dos melhores.

Tente perceber qual estilo de vídeo de casamento que mais se alinha com o gosto de vocês em termo de: movimentos e quadros das cenas; como da luz, cor e foco.


4. Roteiro do Filme do casamento


Nenhum casamento vai ser igual a outro, cada um tem suas particularidades. Assim como cada pessoa ter suas crenças, certezas e escolhas, cada casamento tem sua personalidade.


Saber criar um roteiro de filme de casamento que transmita a história do casal com muito sentimento, é uma tarefa um tanto quanto complexa. Exige uma boa interação entre noivos e a equipe de vídeo que vai produzir o Filme. Essa interação nem sempre significa inúmeras reuniões, em muitos casos a sensibilidade do profissional já traz todo diferencial para obter uma história autêntica. Contudo, existem detalhes que apenas vocês como casal sabem e , se não for comunicado, não será possível ser percebido. Por exemplo, um relógio ganhado pelo avô que não está mais entre vocês, o Bolo que foi feito pela própria mãe da noiva, uma joia que traz um significado muito grande e coisas do tipo.


É importante que os noivos ao contratarem a equipe de filmes de casamento, analisem se a equipe em questão consegue captar a energia do casal.


Observações sobre a contratação da equipe de filmagem


Um excelente entendimento do que foi acordado com a equipe de filmagem é imprescindível para deixar todos os detalhes e espectativas alinhadas, além de evitar aborrecimentos. Estejam sempre atentos às seguintes questões:


1. Tempo de cobertura da equipe de filmagem


Estejam sempre atentos ao tempo de disponibilidade da produtora. Geralmente existe um tempo específico que a equipe permanece à disposição no momento do casamento e vocês precisaram ter em mente esse tempo para a equipe chegar no making of, e estarem disponíveis sem alterações após a pista de dança e a noiva jogar o buquê.

Quando o casamento é longo e com muitas atrações, indicamos deixar já negociado com a equipe.


2. Equipamento


Não vamos entrar aqui em termos técnicos que na real não farão sentido algum pra vocês quanto a equipamentos, a intenção é apenas dar dicas sobre o essencial para um trabalho bem executado.


Drones

Cenas com uma maior amplitude do assunto, feitas com drones viraram um must have nos vídeos de casamentos. Se vocês curtem, não deixem de procurar saber se está incluso ou como funciona a contratação.


Áudio da cerimônia

Costumamos dizer que 50% do filme de casamento está no áudio, e pode parecer mas não é exagero. Afinal todas as palavras de amor, as resenhas serão captadas na cerimônia, portanto é uma questão que merece muitos cuidados na captação. Aqui na HDP Audiovisual, usamos um gravador pegando todo o áudio através da mesa de som, além de backups através de lapelas acionados nos noivos.


3. Produtos entregues e prazos

Não deixem de tirar todas as possíveis dúvidas sobre quantas peças de vídeo serão entregues para vocês, e como será essa entrega.

Gostaria de ter acesso ao material completo? Pergunte sempre, porque muitas vezes essa opção não está prescrita no orçamento.

O prazo de entrega também é um assunto importante, costuma ser um desafio para superarmos as espectativas dos casais e não atrasar.


4. Orçamento para o Filme de casamento

É difícil te dizer uma média de preço a ser gasto no vídeo de casamento. Como falamos, diferentes formatos, horas extras, drones, entregas podem influenciar no valor do filme de casamento. Além de existirem produtoras iniciantes no mercado e outras já mais experientes e com vários anos de experiência e atividade.

Porém, para te ajudar a ter uma ideia de quanto custa o vídeo do casamento, os casamentos que fazemos por aqui, variam entre R$6mil e R$17 mil.


Filme de casamento é hoje um dos serviços mais afetados pela tecnologia. Acreditamos que muita coisa boa ainda há de surgir. Já foi o tempo que o vídeo do casamento era um item do tipo... Ah, se der a gente inclui! hoje um Filme bem produzido vale muito mais que você possa imaginar. Vale a emoção de reviver cada momento, e poder mostrar para as futuras gerações como a história da família delas começou.


Se identificou com nossas dicas? Nos colocamos à disposição para ajudar. Seria um grande prazer produzir o vídeo do casamento de vocês, se sentirem que somos as pessoas certas para isso.

Para saber mais, agende uma reunião online clicando aqui, ou envia sua mensagem para o nosso whatsapp oficial clicando no botão logo abaixo!


APP HDP - Spaces 4x5.jpg
Criativo I - Mockup.jpg
Banner-NEWSLETTER _ HDP Weddings.png
bottom of page